top of page
Barrinha de Esmoriz

A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos é uma lagoa costeira de média dimensão, que apresenta uma cintura de vegetação ripícola bem desenvolvida e bancos de lodo, comunicando com o Atlântico através de um canal. No ano 2000, a sua importância em termos de conservação da natureza foi reconhecida ao ser incluída na Lista Nacional de Sítios propostos para integrar a Rede NATURA 2000.

As aves constituem o grupo faunístico mais representativo da Barrinha de Esmoriz, em termos de diversidade e de importância conservacionista com 129 espécies de ocorrência regular e 33 de ocorrência ocasional ou rara. Destacam-se 5 espécies devido ao seu estatuto de ameaça e de proteção e por se reproduzirem na área de estudo: garça-pequena (Ixobrychus minutus), tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus) e garça-vermelha (Ardea purpurea), o perna longa (Himantopus himantopus) e o pisco-de-peito-azul (Luscinia svecica), e todas dependem do biótopo caniçal para se reproduzir.

Parque do Buçaquinho

O parque do Buçaquinho é um espaço com uma biodiversidade riquíssima ao nível da fauna e da flora. Disponibiliza um conjunto de equipamentos que permitem atividades pedagógicas no âmbito da educação e interpretação ambiental e atividades de lazer ao ar livre. Integrado numa área de pinhal e lagoas, contempla uma cafetaria, parque infantil, jardim de plantas aromáticas, torre e postos de observação da avifauna, espaço expositivo (onde se localiza também uma sala polivalente e o Centro de Educação Ambiental),entre outros. 

Incorporado no edifício expositivo do Parque, o Centro de Educação Ambiental do Buçaquinho tem por objetivo primordial promover, nas crianças e adultos, a adoção de comportamentos sustentáveis para a proteção dos recursos naturais e a minimização dos impactes negativos no meio ambiente. Este espaço disponibiliza e dinamiza um programa de educação ambiental anual com atividades para públicos diversos. 

Situado no norte do concelho, o Parque do Buçaquinho integra a rede do património natural do concelho, em estreita articulação com a Barrinha de Esmoriz e outros espaços naturais - Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, Ria de Aveiro, Parque Urbano, Praias - e a Rede de Mobilidade Ciclável e Pedonal do Concelho (Ecopista do Atlântico que liga as praias de Esmoriz ao Furadouro através da Estrada Florestal).

Com uma área de 24 000 m2, o Parque do Buçaquinho resulta da revitalização da antiga Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Esmoriz/Cortegaça, da paisagem envolvente e da potenciação da biodiversidade existente. Essa ETAR funcionou entre 1993 e 2005, e tinha por função tratar as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial do norte do concelho, através do método de decantação, que implicava diferentes etapas de tratamento, cada uma correspondente a uma lagoa existente.

A ETAR foi desativada Em Abril de 2005, após a adesão da Câmara Municipal de Ovar à SIMRia —Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro e consequente ligação à ETAR de Espinho.

bottom of page